sábado, 3 de setembro de 2011

À conversa com... Euclides Teixeira




1. Nome e idade?

Euclides Teixeira, 27 anos.



2. Fala-nos um pouco do teu percurso enquanto jogador?


Ora bem, o meu percurso como jogador foi longo uma vez que comecei muito cedo: logo aos 7 anos... e para resumir vou-te dizer só os clubes que representei porque senão tinha aqui muitas histórias de cada um deles para contar.., então:

1º joguei 4 anos no FCPorto, 1 ano no Salgueiros, 2 anos no Leixões e 4 no Rio Ave - foi esta a minha formação.

Como Sénior representei 2 anos o Padroense F.C., 1 ano o Castêlo da Maia, 1 ano o Guilhabreu, 3 o V.Pinheiro e por fim a A.D.Vila Chã ,ou seja, para concluir comecei mal e acabei bem!!!



3. "Comecei mal e acabei bem", aproveitando a tua afirmação... podemos então concluir que a A.D.Vila Chã foi uma experiência positiva ao longo da tua carreira? Se pudesses, terias vindo para cá mais cedo? O que é diferente cá?


É verdade... sem dúvida que foi uma experiência muito boa quanto mais não seja por ter experimentado mais uma competição diferente : o inter-freguesias. Pode parecer estranho mas não me arrependo de não ter vindo para aqui mais cedo pois por todos os clubes que passei ganhei muitos amigos e acima de tudo adquiri muita experiência para agora poder passar aos jogadores mais novos.

Este clube tem algo especial e diferente dos outros clubes, tal como diz o Presidente: "Qualquer jogador que por aqui passe futuramente tem saudades do carinho e da maneira humilde com que aqui são tratados".



4. Ao longo desta experiência desportiva, com certeza que houve algum treinador/dirigente que te marcou pela positiva e também pela negativa?


Houve sim senhora, olha pela negativa tive um no Rio Ave que percebia muito pouco de futebol, queria era uns copos... mas o que mais me marcou pela negativa foi um treinador do Padroense que nem merece que lhe escreva o nome pois era dar-lhe muita importância : foi o causador de , nessa altura, praticamente ter abdicado de seguir profissionalmente o futebol, fez-me ver que no futebol há muitos interesses... enfim também teve o que merece!

Pela positiva queria destacar o Mister Barbosa, hoje chefe do Dep. do Rio Ave, que é uma pessoa que percebe muito mas mesmo muito de bola.

Também queria dar uma palavra ao Mário Henriques por ter apostado em mim no 1º ano de sénior subindo-me logo de divisão e depois no ano seguinte ter-me proporcionado jogar na Taça de Portugal e na 3ª Divisão.

Por fim, não podia deixar de falar no falecido Sr. Aurélio - ex Presidente do V.Pinheiro - que muito me ajudou enquanto lá estive e sobretudo quando fui operado ao joelho. Era um homem que estava a mais no futebol porque já não há pessoas sérias e cumpridoras como ele no futebol.



5. Também dizem o mesmo do nosso Presidente... Mas, mudando de assunto, este não menos importante... Muitos questionam e pouca verdade se fala... Afinal, o que te levou , este ano, a enveredar pela direção desportiva ao invés de jogador?


É assim, isso de as pessoas falarem é muito normal já que sempre fui habituado a que as pessoas falassem muito de mim, tanto bem como de mal e eu gosto disso... agora a verdadeira razão de eu ter deixado a bola este ano, foi a minha filha Maria: em meados de Junho sofri uma lesão que me levou a fazer uma ressonância. Quando fui ao ortopedista saber o resultado, ele analisou-a e preveniu-me que se quisesse continuar a pegar na minha filha ao colo teria que deixar de jogar futebol porque o meu joelho não iria aguentar mais.



6. Até ao momento, o que tens achado da experiência?


Olha estou a gostar bastante, mas digo-te já é muito mais fácil ser jogador, não tem nada a ver.


7.Qual é a tua perspetiva face ao campeonato federado?

Pela experiência que tenho, posso concluir que o campeonato da 2ª Distrital é um pouco parecido com o inter-freguesias, já que o futebol é muito direto e ainda tem campos muito fracos, ou seja, uma equipa que queira andar lá em cima, basta ganhar os jogos em casa e pouco mais.


8.Diz-nos qual é a tua posição em relação ao novo calendário de jogos. Que pensas da A.F.Porto ter juntado as duas séries?

Acho muito mau a associação ter juntado as 2 séries, pois tendo em conta as atuais situações financeiras dos clubes (que atravessam grandes dificuldades) este ano ainda vão ter que suportar uma despesa acrescida. Dou-te exemplos: quando forem jogar fora, a maior parte das vezes, as equipas vão ter que sair de manhã, logo, vão ter que pagar o almoço (quer dizer, pelo menos em relação à A.D.Vila Chã que vai ter que o fazer pelo menos umas 6 vezes, são despesas que não tinhamos e que vão surgir). Também vai ser mau em termos de receitas, já que as equipas vêm de longe, logo, não devem trazer muita gente...


9. Nota-se já o teu lado de diretor desportivo a falar... Mas, além de diretor desportivo também és treinador adjunto. Fala-nos um pouco desta (nova) experiência, das dificuldades/obstáculos e dos pontos positivos e encorajadores deste teu novo cargo.

É verdade, quando disse ao Presidente que não ia jogar mais a resposta dele foi imediata e espontânea , "não há problema, ficas a treinador..." e assim foi... Ser treinador foi uma coisa que sempre ambicionei. Treinar e liderar uma equipa é algo que me fascina... Agora com este cargo, cabe-me ajudar o novo treinador no que ele precisar e fazer uma "ponte" entre os jogadores e a equipa técnica. Para já, está a ser bastante positivo, mas como sou obcecado por vitórias, só dia 18 , no fim do jogo, é que vou sentir realmente o que é saborear uma vitória como treinador...

Para já e acho que é normal, a dificuldade é superar a relação de amizade/companheirismo da relação profissional que tenho com alguns jogadores.



10. Quais os teus objetivos para a época 11/12?

Em primeiro lugar, mudar algumas mentalidades existentes no clube há muitos anos... 2º passar uma imagem diferente do Vila Chã aos outros clubes... e por fim preparar uma equipa a habituar-se a andar nos lugares cimeiros o que não é nada fácil.



11. Quais os teus sonhos e objetivos para o futuro?

Objetivos imediatos,ou seja, em 2 anos fazer subir o Vila Chã à 1ªDivisão e como sonho tenho o de um dia ser treinador profissional da Super Liga!



12. Tens ou terás alguma superstição especial (sozinho ou com os jogadores) antes ou no momento de entrar em campo?

Como treinador ainda não passei por essa experiência, como jogador costumava benzer-me 3 vezes e pedir a Deus para não me aleijar.



13. Se fosses o presidente, o que mudarias no clube?

O que tentarei mudar enquanto diretor desportivo, uma vez que o Presidente me deu a liberdade de tomar as decisões que achasse necessário em prol do Vila Chã, será (mudar) hábitos, costumes e mentalidades existentes no clube há muitos anos e acima de tudo "arrastar" mais gente (patrocinadores) para o clube, para que não seja sempre o mesmo a investir e a andar com o clube ás costas - angariar fundos para o clube, passa por cativar e manter as pessoas da terra mas também abrir as portas do clube a outras pessoas de fora que queiram ajudar a sermos GRANDES.



14.Uma mensagem para os sócios/adeptos da A.D.Vila Chã:

Que continuem a acompanhar a equipa como até agora.




Boa sorte e agradecemos a colaboração.

Sem comentários: